Galinha



Doenças das Aves de Capoeira
As aves de capoeira são frequentemente afectadas por doenças contagiosas, que conduzem a elevada mortalidade e a diminuição na produção de ovos.


Doença respiratória crónica (CRD): também conhecido por “Gôgo”, é provocada por uma bactéria (Mycoplasma gallisepticum). Os animais sujeitos a stress provocado por mudanças de local, corte de bicos, frio, ventilação deficiente e outras condições desfavoráveis, tornam-se mais susceptíveis a esta doença. A CRD transmite-se das poedeiras é descendência, através dos ovos. Pode também transmitir-se por contacto directo ou através de pó e pequenas gotas em suspensão no ar. Afecta frequentemente galinhas e perus. Os sinais mais comuns são os espirros, tosse, congestão das vias respiratórias, anorexia e quebra de produção. A vacinação das poedeiras e o tratamento dos animais com antibióticos, permite controlar a doença (Bronco-Star, Baytril 10% solução oral, Pulmotil AC, Tribrissen 48%, Tylan).

Parasitoses: provocadas por vários tipos de parasitas intestinais: ascarídeos, capilária, parasitas fecais e ténias. Causam enterite, anemia, diminuição da produção de ovos e ovos de gema pálida. O tratamento destas doenças é feito com o recurso a anti-helmínticos (Caliermisol).

Histomoníase (Cabeça Negra): provocada por um protozoário (Histomonas meleagridis). Transmite-se através da água, alimentos ou fezes infectadas. Afecta frequentemente galinhas, perus e pavões. As aves mostram-se deprimidas, permanecem de pé ou sentadas, com as pernas eriçadas e uma diarreia amarelada. A região da cabeça dica escurecida. Tem uma mortalidade muito elevada nos perus. Não existe, actualmente, nenhum medicamento autorizado para o tratamento da histomoníase. O uso de um soalho de cimento, ao invés do solo térreo diminui a incidência desta doença. Não existindo no mercado medicamentos autorizados para esta doença, uma boa higiene das instalações contribui para a sua prevenção.

Coccidiose: provocada por protozoários do género Eimeria. Transmite-se através das fezes infectadas. As coccídias das galinhas são específicas e não infectam outras aves. Os sinais mais comuns são a apatia, anorexia, fezes sanguinolentas, crista pálida, perda de peso, diminuição da produção de ovos. Algumas espécies do coccídias provocam mortalidade elevada. Utilizam-se os chamados coccidiostáticos para a profilaxia e os coccidiocidas para o tratamento (Baycox, Agribon).

Cólera aviária (Pasteurelose): provocada por uma bactéria (Pasteurella multocida). Transmite-se de ave a ave através dos alimentos ou de água contaminados. Afecta galinhas, perus, espécies de caça e outras aves. Causa depressão e anorexia, diminuição da produção de ovos e elevada moralidade, as que morrem apresentam normalmente a crista e os barbilhões azulados. Na forma crónica, as aves apresentam os barbilhões tumefactos. A profilaxia é feita através da vacinação, e o tratamento com o recurso a antibióticos (Flumisol, Paracilina, Pulmotil AC, Tribrissen 48%, Cevamoxin pó 50%). O controlo dos roedores também é de elevada importância, pois estes desempenham um papel relevante na contaminação da água e dos alimentos.



1. Coccidiose das galinhas
A Coccidiose é uma das doenças mais frequentes nas galinhas, sendo bastante comum mesmo nas pequenas explorações.

1.1 Causas
Provocada por protozoários unicelulares – coccídias – que parasitam o tracto gastrintestinal. Nas galinhas pode ser provocada por 9 espécies, a maior parte do género Eimeria.

1.2 Transmissão
A transmissão faz-se por via fecal-oral, sendo as fezes das galinhas infectadas com oocistos a principal fonte de contágio. O período de incubação é de 4 a 6 dias. A maior parte dos coccídias é específica, sendo raras as infecções cruzadas.

1.3 Sinais

Coccidiose Cecal: afecta sobretudo animais jovens, até ás 12 semanas de idade, provocando apatia, fezes sanguinolentas, anorexia e palidez da crista. A mortalidade é de cerca de 50%.
Coccidiose de intestino delgado: afecta aves de todas as idades. Os sinais mais comuns são prostração, anemia, penas eriçadas, despigmentação da pele, desidratação, perda de peso corporal, retracção da crista, diminuição da produção de ovos, emaciação e diarreia, que varia de mucóide a sanguinolenta. A patogenicidade e a mortalidade variam de acordo com a espécie envolvida. Na sua forma crónica é ainda responsável pela diminuição da absorção de nutrientes.

1.4 Diagnóstico
É feito por exame clínico Médico Veterinário, recorrendo-se a análises coprológicas e necrópsia.

1.5 Tratamento
O tratamento das coccidioses é feito com o recurso a medicamentos coccidiostáticos. 

1.6 Profilaxia
Boas práticas de maneio: limpeza e desinfecção frequentes das instalações, camas limpas e secas. Os oocistos das coccídias permanecem viáveis durante mais de um ano no ambiente, em condições ideais de humidade e temperatura. A higienização frequente promove a diminuição da carga parasitária ambiental, dificultando a contaminação as aves. A utilização de coccidiostáticos em doses profilácticas é fundamental para evitar o aparecimento da doença. A vacinação pode constituir uma alternativa, embora menos utilizada pelo custo que representa.


1.7 Medicamentos e produtos mais utilizados
·         Agentes coccidiostáticos: Baycox 2,5%; Zoococcidiol Pó; Agribon; Vecoxan.
·         Desinfectantes: Bradofen; Despadac; Halamid; Iosan.
·         Vacinas: Paracox 5; Paracox 8.

1.8 Curiosidades – A “Doença da Faca”
A “Doença da Faca” é muitas vezes referida por proprietários de pequenos núcleos de galinhas ou frangos como causa de morte das aves.
Correntemente, este termo é utilizado para designar um estado de doença, no qual, devido á emaciação das aves, a quilha se torna mais proeminente. Não se trata de uma doença propriamente dita, mas sim de uma situação resultante de qualquer estado patológico que provoque perda de gordura e massa muscular.
Assim, na presença de uma situação de “Doença da faca”, dever-se-á recomendar a consulta Médico Veterinária, para que se estabeleça o diagnóstico da doença subjacente.



2. Diarreia das galinhas
As diarreias das aves, em particular das galinhas, são afecções que levam os utentes a procurar conselhos na farmácia.

2.1 Causas
o   Infecções parasitárias: o parasitismo por protozoários (Coccidias), bem como por nematodes e cestodes é muito frequente.
o   Infecções bacterianas e virais: infecções por Salmonella sp., Clostridium sp., Escherichia coli, são as mais frequentes. Algumas estirpes de Adenovírus são responsáveis por enterites virais.
o   Distúrbios alimentares: alimentação incorrecta, com restos de alimentos destinados a consumo humano.
o   Doenças sistémicas: podem provocar enterites secundárias.

2.2 Sinais
v  Coccidiose: fezes sanguinolentas, ás vezes mucosas. Causa elevada mortalidade.
v  Salmonelose: fazes amarelo-esverdeadas com cheiro fétido, cianose da crista e dos barbilhões, perda de peso.
v  Colibacilose: diarreia mais frequente nos pintos.
v  Enterite viral: diarreia hemorrágica.
v  Nematodes e Céstodes: apatia, anorexia e diarreia sero-hemorrágica.

2.3 Diagnóstico
O diagnóstico é realizado pelo Médico Veterinário, com o recurso ao exame clínico, exames complementares de diagnóstico e exame post-mortem.

2.4 Medicamentos e produtos mais utilizados

Ñ       Coccidiostáticos*: Agribon pó, Baycox 2,5% solução oral, Zoococcidiol.
Ñ       Anti-helmínticos*: Caliermisol, Vetramisol, Zoovermil, Solubenol.
Ñ       Antibióticos*: Baytril 10% solução oral, Cevamoxin pó 50%, Flumisol 36%.
Ñ       Vacinas: Gallivac SE, Nobilis Salenvac T, Paracox 5, Paracox 8.
Ñ       Suplementos nutricionais: Anima-Strath, Promotor L, Zoovita.
* A administração destes fármacos prevê o cumprimento do respectivo intervalo de segurança.

2.5 Profilaxia
Higienização frequente e exaustiva das instalações dos animais, assim como boas condições de maneio, alojamento e alimentação.
Vacinação.

Bibliografia
www.globalvet.com, 2008

48 comentários:

  1. gostaria de a adquirir uma a postila

    ResponderEliminar
  2. mande seu tel ou endereço ? adorei tudo que o senhor mandou de doenças

    ResponderEliminar
  3. Que remédio e bom contra cocidiose em galinha
    Já di de tudo mais não adiantou

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agentes coccidiostáticos: Baycox 2,5%; Zoococcidiol Pó; Agribon; Vecoxan.
      · Desinfectantes: Bradofen; Despadac; Halamid; Iosan.
      · Vacinas: Paracox 5; Paracox 8.

      Eliminar
    2. Boa tarde,
      Minhas galinhas estão sangrando pelo anus, o que será que é?

      Eliminar
    3. Boa tarde,
      Minhas galinhas estão sangrando pelo anus, o que será que é?

      Eliminar
  4. Tenho um galo que de sua croaca sai uma coisa espumosa, gosmenta e se eu não colocar matabicheira ele morre comido de bicho vivo. Que tristeza é essa? Ajuda!

    ResponderEliminar
  5. Tenho um galo que de sua croaca sai uma coisa espumosa, gosmenta e se eu não colocar matabicheira ele morre comido de bicho vivo. Que tristeza é essa? Ajuda!

    ResponderEliminar
  6. Tenho um galo muito bom.Porém está com uma doença que nunca ví. Da croaca dele sai uma coisa estranha espumosa e meio gosmenta. Se eu não ficar colocando o mata bicheira enche de tapuru e sei comendo ele vivo. Eu nunca ví isso. Se alguem puder me ajudar, grato.

    ResponderEliminar
  7. galinha em tratamento para gogo, acabou de pôr e momentos depois notei um sangramento no reto com algo saindo do ânus oq. pode tar acontecendo?

    ResponderEliminar
  8. galinha em tratamento para gogo, acabou de pôr e momentos depois notei um sangramento no reto com algo saindo do ânus oq. pode tar acontecendo?

    ResponderEliminar
  9. Vcs conhecem o medicamento formadox 50 onde conseguir?

    ResponderEliminar
  10. gente mi ajude minha galinha foi atacada por um cachorro e quebrou a perna q remédio posso dar amo ela e não quero q ela morra alguém mi ajuda

    ResponderEliminar
  11. ola tenho um casal de pavao jovem uns 8 meses e um ta com os olhos so saindo agua e inchado, o outro ta com os lados da cara inchada. alguem sabe o que é? e como tratar

    ResponderEliminar
  12. boa noite oque fazer no caso de galinha que foi mordida por morcego tem algum antibiótico que eu possa dar?

    ResponderEliminar
  13. Eu preciso comprar um produto da VANSIL AVECOX 400, alguém sabe onde posso comprar esse produto em alguma loja virtual??

    ResponderEliminar
  14. Bom dia tenho uma pequena criação de galinhas de algumas raças como Indio gigante pesadão e rodias estas rodias estão com gogo a semanas já de tudo que me indicaram mas não tive susseso já dei terremicina injetável em pó alho com limão pode cafe com limão e nada já esta passando para as outra raças se poder me ajuda obrigado e um ótimo dia a todos

    ResponderEliminar
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  16. Amigos preciso de ajuda, com minhas aves não sei identificar a doença. Os sintomas são diarreias, pescoço encolhido e pernas brocas parecendo que está piado quando corre

    ResponderEliminar
  17. Muito boa noite,
    Tenho uma sedosa do japão barbuda que está sempre sentada, não se aguenta de pé. E mesmo quando sentada e imobilizada tem pouco equilibrio e tomba para o lado, ela come sozinha desde que tenha comida perto dela. contudo não se move e tem diarreia. Se eu a alimentar à seringa ela consegue levantar-se...Não faço a menor ideia do que ela possa ter.

    Será que tem cura, será contagioso ou resta-me apenas acabar com o seu sofrimento' Agradecia toda a ajuda possível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenta esta medicação, chamitril injetavel, 1,5 ml , na coxa por 3 dias

      Eliminar
    2. Também é importante dar vitagold.

      Eliminar
    3. Também é importante dar vitagold.

      Eliminar
    4. Também é importante dar vitagold.

      Eliminar
  18. Tenho uma galinha de estimação que esta comigo faz uns seis anos, porem sua idade nao sei ao certo, pois a ganhei adulta. De uns 15 dias pra ca, ela começou a mancar da perna esquerda,nao temperada nem inchaço no local. Tenho observado também que suas penas de coloração preta estao ficando esbranquiçadas e caindo. Alguém saberia me orientar no que pode ser? Já pprocurei veterinário aqui na minha cidade que entenda desse tipo de animal, porem não tive sucesso.

    ResponderEliminar
  19. Minhas galinhas..a doecem das pernas ficam como se perdece a força pra andar..trato um aí começa em outra qual o melhor remédio..

    ResponderEliminar
  20. Minhas galinhas..a doecem das pernas ficam como se perdece a força pra andar..trato um aí começa em outra qual o melhor remédio..

    ResponderEliminar
  21. Informações muito importantes .Gostaria de adquirir uma a postila , seria possivel ?

    ResponderEliminar
  22. gostaria de comprar revista com o nomes de remedios para todas as doencas. o que faco?

    ResponderEliminar
  23. Tou com uma criação de poedeira eles está tristinha ai morre esta com fese Branca

    ResponderEliminar
  24. To com umas poedeiras e alguns ovos ta com uma coisa preto dentro pode ser fungos?qual remédio é indicado?

    ResponderEliminar
  25. A galinha fica roncando com uma babá na garganta parecido com o gogo.que doença que e? E como tratar a doença?

    ResponderEliminar
  26. Minhas galinhas tá com uma ronqueir parecendo gogo e uma baba na garganta.O que é e como tratar?

    ResponderEliminar
  27. Estou com problema de diarreia nas minhas galinhas, e branca amarelada ñ possue cheiro forte , mas já fiz de tudo separei dei antebiotico é vermifugo e mesmo assim ainda morrem ñ sei oque fazer mais me ajudem a resolver esse problema elas vivem soltas tem muito espaço água e alimento e mesmo assim estou com dificuldades para eliminar a doença oque e ? É oque posso fazer?

    ResponderEliminar
  28. Tenho um galo que está com o peito seco e com uma seguirá que surgiu do dia para noite tenho que dar comida e agia pois ele não vê nas e aparentemente os olhos estão normais não tenho ideia do que seja n com ajudá-lo meu coração está partido me ajudem

    ResponderEliminar
  29. tenho um galo que esta com umas cascas no pe e umas ferias acima dos pes o que devo da a ele

    ResponderEliminar
  30. Tenho galinhas caipiras que estão entristecidas,com a crista pálida,sem apetite. Os pintos também estão com esses sintomas. São criadas soltas.

    ResponderEliminar
  31. Tenho galinhas com verme no olho qual o melhor tratamento

    ResponderEliminar
  32. tenho um galo com gogo qual o melhor tratamento

    ResponderEliminar
  33. Boa noite,gostaria que vc mim informasse qual o remédio caseiro posso dar a minhas três galinhas de capoeira pra prevenção do gogo

    ResponderEliminar
  34. Boa noite, Estou com duas galinhas poedeiras com 60 dias. Elas estão com as fezes mole e amareladas. Isso pode ser a ração, ou algum tipo de doença. Gostaria de saber o que fazer.

    ResponderEliminar
  35. Deixo meus pintinhos crescerem presos e quando solto para o terreiro eles pulam e depois morrem.o que será?qual remédio usar?

    ResponderEliminar
  36. Olá boa tarde. Tenho uma galinha Sedosa do Japão um pouco fraca e com o osso do peito muito saliente. Ela come e bebe bem as feses (rijas) ficam com frequencia agarradas as penas junto do anos.Mas sito-a triste e doente. Como eide tratar dela. Obrigado

    ResponderEliminar