O Gato




Os gatos são animais independentes, não revelando uma mentalidade de grupo como cães, pássaros e coelhos; mantêm no entanto uma natureza sociável de quem é membro de uma vasta família.


Ø  O exame no gato

A melhor maneira de detectar eventuais doenças do gato é observar cuidadosamente o animal e conhecer os seus sinais normais.

Temperatura rectal
38,6 ± 0,5 °C
Frequência respiratória
16 – 40 / min
Pulsação
120 – 140 / min
Gestação
58 - 65 dias
Puberdade
4 - 12 meses
Cios
Tipo – poliéstrica sazonal
Duraçao estro
6 – 7 dias



Compreender o que se passa com o gato é muito importante, baseando-se naquilo que consegue observar. Só pode obter um conhecimento mais exaustivo ao examina-lo.
O proprietário deve conhecer e compreender os vários estados de espirito e as alterações de comportamento. Assim, estará mais alerta e sensível nas mudanças que ocorram.
Ao examinar o gato, deve anotar-se as observações, mantendo um registo dos resultados e levá-lo ao veterinário quando necessário. Usar o seguinte guia para o exame:
·         Verificar se brinca normalmente;
·         Observar as suas actividades e movimentos;
·         Examinar os olhos e verificar se tem secreções;
·         Examinar o nariz e a boca e a cor das gengivas;
·         Observar a respiração
·         Examinar as orelhas e verificar se estão limpas;
·         Examinar o corpo e membros, incluindo patas e unhas;
·         Examinar cauda, ânus, vulva e tecido mamário, pénis, escroto e prepúcio;
·         Examinar pele e pelagem;
·         Observar as alterações gastrointestinais;
·         Verificar se urina normalmente;
·         Controlar hábitos de higiene;
·         Controlar actividade alimentar e de bebida.

Caso se verifiquem irregularidades, deve consultar o seu médico veterinário.

·         A alimentação do gato
As necessidades nutricionais dos animais variam com a idade e com o estilo de vida do animal. Cada animal deve ser alimentado de acordo com as suas características específicas.

Crescimento
Desmame entre as 4 – 6 semanas de vida;
Depois disso até aos 12 meses o alimento deve ser rico em energia e proteína, com um número de refeições alargado. O DHA (acido decohexanoico) deve ser um nutriente privilegiado.
Ex: Eukanuba Kitten.
Gato adulto
Estes alimentos contemplam a manutenção da saúde do gato;
São ricos em nutrientes que promovem a saúde da pele e pelo, do trato urinário, dos ossos e músculos, evitam a formação de bolas de pelo e diminuem o odor das fezes.
Ex: Eukanuba Adult Maintenance
Gato Sénior
A partir dos 7 anos;
Contribuem para a manutenção da massa muscular, e para a saúde das articulações, do trato urinário e dos dentes;
Teores de proteína e de sódio balanceados para apoiar a função renal e cardíaca.
Ex: Eukanuba Senior maintenance
Necessidades específicas
Ø  Gestação e lactação:
O alimento devera ser rico em proteínas e energia, por isso privilegiam-se os alimentos para o crescimento
Ø  Esterilização:
Existem alimentos específicos para esta condição, com restrição calórica, o que ajuda a controlar o peso
Ex: Eukanuba Adult Light

            


























Cuidados a ter com a alimentação:
·         Respeitar a quantidade diária de alimento indicada na embalagem;
·         Evitar deixar o alimento no comedouro durante muito tempo. 2 preferivel distribuir a quantidade diária recomendada por duas ou três refeições;
·         Agua fresca sempre que disponível;
·         Não oferecer comida caseira ou restos de comida, pois são nutricionalmente desequilibrados e podem conduzir a distúrbios gastrointestinais;
·         O leite, sobretudo o leite de vaca, é desaconselhado, pois é rico em lactose e pode provocar diarreia;
·         Recomenda-se snacks que contribuam para a higiene oral, desde que com moderação.




Ø  Como administrar medicação oral a um gato
É importante que um gato tome a medicação de que precisa, sem deitar fora e com um mínimo de perturbações da sua actividade normal.

·         Administração de líquidos:
1.      Coloque sua mão direita sobre o corpo do gato e sob o peito de forma que o peito fique sobre a palma de sua mão. Levante o gato firmemente contra você de forma que o corpo dele esteja seguro entre seu antebraço e seu corpo.
2.      Se for possível obter ajuda, deve colocar o gato sobre uma mesa ou bancada. Faça com que o assistente coloque as duas mãos cuidadosamente em volta dos ombros do gato, e empurre o gato contra a mesa de forma que ele não possa usar as patas dianteiras para arranhar.
3.      Se o gato estiver de alguma forma agressivo, peça ao assistente que envolva todo o gato, excepto a cabeça, numa toalha grande.
4.      Cuidadosamente mantenha a boca do gato fechada e levante levemente a sua cabeça.
5.      Usando uma seringa ou um conta-gotas plástico inserido no canto da boca do gato, coloque o líquido para dentro da boca aos poucos, permitindo que cada porção seja engolida antes de dar mais.
6.      Cuidadosamente friccione a garganta do gato para estimular a deglutição.

·         Administração de comprimidos:
1.      Coloque uma das mãos sobre a cabeça do gato de forma que os dedos, polegar e indicador, fiquem bem atrás dos dentes caninos, com a cabeça do gato sobre a palma de sua mão.
2.      Cuidadosamente incline a cabeça do gato para trás de modo que o focinho aponte para cima.
3.      Empurre o dedo polegar na direcção do indicador, com a pressão o gato vai abrir a boca.
4.      Segure o comprimido entre os dedos polegar e indicador da sua outra mão. Use seu dedo médio para empurrar para baixo a mandíbula inferior e mantê-la aberta. Coloque a pílula tão profundamente quanto possível na garganta.
5.      Feche a boca do gato rapidamente, e cuidadosamente friccione sua garganta para estimular a deglutição. Se o gato é difícil de lidar, precisará de ajuda para O imobilizar. Se o comprimido for muito grande, lubrifique-o com vaselina ou manteiga.


·         Medicamentos perigosos para o gato

Muitas pessoas por ignorância e na tentativa de tratar os seus gatos dão-lhe medicamentos de uso humano pensando de forma simplista: “se é doseado para bebés também posso dar ao meu gato”. Nada mais errado e perigoso. 
Todos os dias os veterinários atendem animais em perigo de vida devido a estas situações. Muitos acabam por não sobreviver.
Não sendo possível apresentar uma lista exaustiva dessas substancias, listamos as principais incompatibilidades.
·         Algumas substancias perigosas:

1.      Acido acetilsalicílico (aspirina)
Primeiro estimula e depois causa depressão respiratória, ulceração gástrica, diminuição da agragaçiao plaquetaria, hipoplasia da medula óssea.
Produz inicialmente taquipneia e depois depressão respiratória, febre, anorexia, vómitos, gastrite hemorrágica, lesões renais, hemorragias, urina com sangue po nefrite hemorrágica.
No ser humano 1 comprimido de aspirina leva de 3 a 4 horas para ser eliminado do organismo. Nos felinos, 1 comprimido de aspirina leva 72 horas a ser eliminado, o que faz com q seja muito fácil causar uma overdose.

2.      Paracetamol
Apenas 1 comprimido já pode ser fatal para o gato adulto. Causa anemia hemolítica, formação de metahemoglobina (não transporta oxigénio), cianose, ictricia, edema da face, taquipneia, necrose hepática.
3.      Ibuprofeno
Os sintomas de intoxicação variam em função da dose, da idade ou da toma simultânea de outros medicamentos, no entanto os sintomas mais evidentes são o vomito, depressão, falta de apetite, diarreia e descoordenação motora. A sobredosagem produz hemorragias gastrointestinais nas primeiras 6 a 12 horas.
4.      Benzodiazepinas
Por via endovenosa pode produzir depressão respiratória. Usar com muito cuidado.

·         Contracepção na gata:

            As gatas são animais poliéstricos, ou seja, têm vários períodos de cio, também conhecidos por estro.
A actividade reprodutiva das fêmeas pode ir ate aos 14 anos, sendo contra-indicado que as fêmeas engravidem no primeiro cio, sendo o ideal entre os 16 e os 18 meses. Os machos não devem acasalar antes dos 12 ou 13 meses.
            A gestação da gata dura em média 62 dias, podendo variar de 59 a 69 dias. A gata prepara com antecedência uma cama confortável, num lugar tranquilo para ter a sua ninhada. O seu instinto leva-a a esconder a prole de modo que o macho não a descubra, pois poderá devorar as crias.
            A gestação da gata pode ser evitada utilizando medicamentos ou a via cirurgia.
Em termos de tratamento cirúrgico há diversas intervenções que se podem fazer: ovariohisterectomia (remoção dos ovários e do útero), ovariectomia (remoção dos ovários), ou histerectomia (remoção do útero ou laqueação das trompas). Nos dois últimos casos a gata continua a manifestar cio, apenas não ficara gestante. A escolha da intervenção, deve ser aconselhada pelo médico veterinário.  
            Os anticoncepcionais orais, são a solução escolhida por muitos proprietários de gatas, embora não sejam isentos de risco, pois a longo prazo podem predispor ao aparecimento de tumores mamários e infecções no útero; A piometra é uma infecção do útero mais comum em fêmeas adultas, com mais de seis anos de idade, não castradas. A administração de progesterona nas gatas aumenta o risco de piometra.
            Os medicamentos mais usados para a contracepção da gata são o Megecat (acetato de megestrol, 5mg) e o Piludog (Acetato de megestrol, 10mg).

·         Antiparasitários externos:

Alguns utentes vão as farmácias, compram antiparasitários aconselhados para cão, e acabam por aplica-los nos cães e nos gatos, ou não respeitam as doses indicadas.
Isto leva muitas vezes à intoxicação do gato, e faz com que o aconselhamento na farmácia seja vital:
·         Deve-se esclarecer os utentes que adquirirem produtos formulados para cães, dos riscos da sua aplicação em gatos;
·         Deve-se recomendar a leitura do folheto informativo;
·         Deve-se relembrar o utente que as doses recomendadas pelo fabricante deverão ser respeitadas;
·         E perante uma suspeita de intoxicação encaminhar de imediato o animal para o médico veterinário.
As sustâncias mais perigosas para os gatos são: Piriprol, piretroides e amitraz.
Ø  Toxoplasmose
A toxoplasmose é uma coccidiose intestinal dos felídeos, provocada por um protozoário (taxoplasma gondii). Os hospedeiros definitivos mais importantes são os gatos domésticos. Os hoispedeiros intermediários são todos mamíferos, incluindo o Homem, e também as aves.
1.      Localização:
No hospedeiro definitivo, localiza-se no intestino delgado. No hospedeiro intermediário, localiza-se nos tecidos extra-intestinais, incluindo músculos, fígado, pulmão e cérebro.
2.      Ciclo de vida:
Os felídeos infectam-se pela ingestão de outros animais, normalmente roedores, e também através das fezes de outros felídeos. Cerca de 3 a 10 dias apos a ingestão, há produção de novas formas infectantes (oocistos), que serão eliminadas nas fezes apenas durante 1 a 2 semanas. Durante a fase intestinal, o parasita pode também invadir órgãos extra intestinais, desenvolvendo-se como nos hospedeiros intermediários. Uma vez no ambiente os ooscitos só se tornam infectantes apos a esporulação, que ocorre 1 a 5 dias apos excreção.
Os restantes mamíferos podem infectar-se por ingestão de formas infectantes do parasira (alimentos contaminados ou higiene pessoal deficiente). As moscas são também veículos de transmissão importantes, pois transferem material fecal para os alimentos. Tambem se podem infectar pela ingestão de carne crua ou mal cozinhada.
3.      Sinais:
Nos felídeos, a sintomatologia clinica é rara.
No Homem, as infecções adquiridas são, na maioria das vezes, assintimaticas. Nalguns casos podem evoluir para um quadro de linfadenopatia, acompanhado por febre. As infecções congénitas apenas ocorrem quando as mulheres são expostas ao agente pela primeira vez durante a gravidez, podendo resultar em aborto, nados mortos ou mesao do sistema nervoso do feto.
4.      Profilaxia:
·         Limpeza diária da casa de banho dos gatos domésticos, com remoção adequada das fazes;
·         Evitar o acesso à rua por parte dos gatos domésticos e a ingestão de ratos ou aves;
·         Higiene pessoal: lavar as mãos antes das refeições;
·         Utilizar luvas de jardinagem: os canteiros são áreas de defecação para os gatos de rua;
·         Lavar muito bem os alimentos crus;
·         Cozinhar muito bem a carne, sobretudo de animais de produção “caseira”;
·         Não alimentar os gatos com carne crua;
·          Cobrir os alimentos destinados a animais de produção, avitando o acesso de mamíferos e insectos.

Ø  As bolas de pelo no gato


1.      Causas:
As bolas de pelo (tricobezoares ou polibezoares) resultam da acumulação de pelo do gato no estomago ou no intestinos, apos ingestão.
Os gatos lambem a pelagem rotineiramente, removendo os pelos mortos. Estes são ingeridos e normalmente percorrem o tubo digestivo, sendo excretados pelas fezes. Nalguns casos, a quantidade de pelos é de tal forma grande que forma uma massa compacta que fica retida no estomago, os tricobezoares provocam gastrites e quando retidos no intestino podem provocar obstruções graves que requerm intervenção cirurguca.
2.      Factores de risco:
·         Stresse: estimula a lembedura compulsiva;
·         Parasitismo externo: Provoca stresse;
·         Tamanho do pelo: os gatos de pelo comprido ingerem mais pelo na sua autolimpeza;
·         Estaçao do ano: a Primevera e o Outono são os períodos de muda mais acentuados;
·         Gatos de interior: são sedentariuos e exageram na autolimpeza como forma de passar o tempo

3.      Sinais:

·         Vomito;
·         Tosse seca;
·         Obstipaçao;
·         Anorexia.

4.      Profilaxia:
As perturbações relacionadas com os tricobezoares podem ser minimizadas com o recurso a produtos lubrificantes e laxantes, que promovem a sua eliminação por via intestinal.
Cuidados adicionais:
·         Escovagem frequente;
·         Alimentação adequada;
·         Suplementação alimentar;
·         Controlo de ectoparasitas.

5.      Produtos mais utilizados:
Os produtos mais utilizados são as pastas, por exemplo, Malt Past, Laxatone, malte para gatos, e para maior sucesso profiláctico recomenda-se administração semanal destes produtos.



Bibliografia
www.globalvet.com, 2008

8 comentários:

  1. Sou estudante de medicina veterinária e alerto sobre anticoncepcionais em gatos: NÃO USEM! CASTRE SEUS GATOS! Se eu disser que um medicamento tem altas chances de causar câncer e infecção uterina você daria a sua filha? Os animais não decidem assim como as crianças...seja responsável e consciente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ainda acrescento: nem em gatas, NEM EM CADELAS. Todos meus gatos são castrados... a papipa era a unica que ja chegou aqui prenhe, mas já passou pela castração na cesariana mesmo.

      Eliminar
    2. Fiquei traumatizada por ter decidido castrar um gato. O animal ficou com constantes infecções urinárias, a urinar sangue, andada frequentemente a tomar antibióticos e foi-me dito que nunca mais poderia comer ração normal teria de ser especial, o preço era insustentável. O gato acabou por me desaparecer, não sei o que lhe aconteceu. Jurei que nunca mais faria uma maldade destas a um gato. :(

      Eliminar
    3. Izatamente Denise e inadmissível autorizarem a venda da pilula,mas como e negocio de milhões e autorizado.!Estirilizaçao e mais nada.!

      Eliminar
  2. gente, minha gata passou por uma cesariana na segunda, dia 19 e até agora não defecou, dia 23.... foi uma cesariana de emergência, já que o primeiro vet administrou ocitocina e disse que não iria necessitar de intervenção cirurgica. Graças a Deus, ocorreu tudo bem, mas até agora ela não defecou e estou ficando preocupada... aparentemente ela está bem e só foi a caixinha para fazer xixi.... está se alimentando e bebendo agua normalmente....

    ResponderEliminar
  3. porque autorizam a venda da pilula para as gatas? sabendo-se que cria problemas de saúde para os pobres animaizinhos,onde esta a proteçao dos animais que nada faz contra isso? esterilizaçao e mais nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não sou especialista em medicamentos mas sabia que as pílulas utilizadas para as mulheres (humanas rsrs) também podem ter riscos de ter cancro??? E não é por isso que vão deixar de existir. Aliás, operações também têm os seus riscos. Nada é perfeito.

      Eliminar
    2. Eu não sou especialista em medicamentos mas sabia que as pílulas utilizadas para as mulheres (humanas rsrs) também podem ter riscos de ter cancro??? E não é por isso que vão deixar de existir. Aliás, operações também têm os seus riscos. Nada é perfeito.

      Eliminar